O Monge nos palcos da Era Vitoriana

O teatro era muito popular no século XIX. No início, as montagens eram predominantemente Shakespearianas. Com a crescente procura por esta forma de entretenimento, aos poucos, o melodrama foi perdendo espaço para a arte pictórica, cheia de detalhes, contendo cenas longas e mais complexas. Charles Kean destacou-se, no período, devido à sua paixão pela produção de peças com precisão histórica de fatos, datas e vestimentas. A Rainha Vitória e seu marido, Príncipe Albert, eram grandes admiradores da arte de Kean.

No final do século, o surgimento de máquinas e tecnologia sofisticada foi responsável pelos efeitos especiais de Ben Hur, por exemplo. Mais tarde, os temas passaram a ser mais cotidianos, incluindo a vida em sociedade, casamentos entre membros de classes sociais diferentes e também o preconceito com relação aos alpinistas sociais. A linguagem tornou-se mais próxima dos novos frequentadores do teatro e os atores não tinham mais de recitar suas falas. Esse tipo de atuação é chamado “cup and saucer drama”, ou novela “do pires e da xícara”, porque os atores chegavam até a fazer chá em cena.

É neste cenário que a ópera Raymond and Agnes (Ramón e Agnes) tem um grande destaque entre as demais. Ela é baseada em um episódio da obra de Matthew Gregory Lewis, O Monge, e conta a história de um amor verdadeiro que triunfa sobre um vilão, um encarceramento e, até mesmo, um fantasma. Composta por 4 atos e escrita pelo compositor Edward Loder, Raymond and Agnes estreou no dia 14 de agosto de 1855, no Royal Theatre, em Manchester, UK.

Para Adquirir a edição de O Monge, clique aqui:

Fontes:http://www.vam.ac.uk/content/articles/0-9/19th-century-theatre/
http://www.retrospectopera.org.uk/Raymond_and_Agnes.html

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s