A TRADIÇÃO DO CHÁ DAS CINCO

Por Maria Aparecida Mello Fontes, tradutora da Pedrazul

O costume de tomar chá viajou de Portugal para a Inglaterra quando as duas famílias reais se uniram através do casamento entre Charles II e Catarina de Bragança. A jovem noiva, além do enxoval, também levou para o seu novo lar algumas folhas de chá. À noite, quando estavam sozinhos no quarto, Catarina adicionava às folhas um pouco de água fervendo e servia para o marido. No dia seguinte, pela manhã, os criados reaproveitavam as folhas usadas na véspera e também consumiam a bebida. Com o passar do tempo, a moda se espalhou pela corte.

Naquela época, os homens costumavam sair de casa logo depois do almoço para visitar os mercados ou mesmo para vender seus produtos e só retornavam no final do dia. As mulheres tinham de esperar pelos maridos para servir o jantar, mas sentiam muita fome nesse meio tempo.  Dizem que a Duquesa Anna de Bedford sentia tanta fome entre as duas refeições que determinou aos seus criados que lhe servissem uma xícara de chá com alguma sobra do almoço, um pouco de carne ou legumes, lá pelas cinco horas da tarde. O resultado foi tão satisfatório que ela passou a convidar algumas amigas para tomarem o chá da tarde juntas. Pronto! Estava criada a tradição do chá das cinco.

A própria Rainha Vitória aprovou a nova mania e introduziu um tom de classe ao evento. As mulheres passaram a se vestir de maneira mais formal e os salgados foram substituídos por bolos, doces, geléias, scones (uma delícia) e outros tipos de pãezinhos.

O costume atravessou a era da regência, vitoriana, eduardiana e chegou até os dias de hoje, sendo adotado por toda a população.

Uma delícia, não? Mas o chá na Inglaterra é servido com leite. Eu gostei muito da mistura. Conseguem ver os torrões de açúcar no pote? E o pegador? Um charme. Mas cadê o Mr. Darcy?

Nesta foto, Maria Aparecida Mello Fontes, está no The Jane Austen Centre, in Bath. E o chá que ela está tomando é o “Tea with Mr. Darcy”. Este é um autêntico chá do período da regência, com bolos, doces e sanduíches (de pepino, favorito de Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II).

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s