O Chalé de Moorland – Elizabeth Gaskell

O Chalé de Moorland de Elizabeth Gaskell

Lançando originalmente, em 1850, como Moorland Cottage, o livro narra a história dos irmãos Maggie e Edward Browne, completamente diferentes entre si: Maggie é doce e boa; Edward é egoísta e mau. Filhos do falecido pároco de Combehurst, os irmãos moram com a mãe numa casa na charneca inglesa que dá título à obra. A gentil Maggie é extremamente devotada a Edward, que é arrogante e a subjuga. Protegido pela mãe, Edward a explora e cresce um rapaz com valores distorcidos.  Ainda assim sua mãe o prefere a Maggie.

O Chalé de Moorland, que foi lançado em 1850, me lembrou muito The Mill on The Floss, lançado em 1860, por George Eliot, embora The Mill on The Floss seja um livro autobiográfico de Mary Ann Evans (George Eliot), inspirado na relação da autora com seu irmão Isaque. O que comprova que a vida, de fato, imita a arte. Mas os livros têm enredos muito similares.  Até as personagens têm o mesmo nome, a de Gaskell é Maggie Browne, e a de Eliot, Maggie Tulliver.

Moorland - Gaskell

Bem, a nossa Maggie Browne vive com seu irmão, Edward; com uma empregada chamada, Nancy, uma mulher doce e sensata, que é como uma mãe para Maggie. A mãe de Maggie é ausente, uma matrona de coração frio, que, após a morte do marido, adotou para sempre o luto.

Certa vez a família Browne é convidada para passar o dia na casa do aristocrata Mr. Buxton, pois este fora amigo do pai de Maggie no passado. Mr. Buxton é casado com uma inválida, Mrs. Buxton, que se afeiçoa imediatamente a Maggie. Seu filho, Frank e a sobrinha Erminia, também logo se tornam amigos da subjugada Maggie. Mas Maggie, embora pobre e tímida, é bonita e inteligente, e logo desperta a atenção de Frank, que se apaixona por ela e ela por ele. Entretanto, Mr. Buxton espera que Frank se case com a herdeira Erminia e isso vai gerar um problema na trama.

Edward se torna advogado com a ajuda de Mr. Buxton, pois este, por motivo não esclarecido pela autora, se sentia meio responsável pela família. Logo Edward começou a cuidar de toda fortuna do cavalheiro, que tinha total confiança em seu jovem advogado e pupilo.

Mrs. Gaskell Quote

Após a morte de Mrs. Buxton, Frank pede Maggie em casamento, mas Edward rouba Mr. Buxton, tornando essa união impossível. Com a fuga de Edward para os Estados Unidos, Maggie é envolvida, e somente Frank pode salvá-la.

Na edição de O Chalé de Moorland da Pedrazul, há um plus de outra pequena história de Elizabeth Gaskell: Lizzie Leigh. Um conto comovente sobre o amor ilícito e suas repercussões. A história de uma jovem garota chamada Lizzie que comete um pecado. Gaskell brilhantemente retrata as relações profundas e verdadeiras de uma família.

Tradução de Andrea Carvalho. A mesma tradutora de O Diário de Mr. Darcy, de Amanda Grange, e de A Pequena Dorrit, de Charles Dickens.

Clique aqui e adquira o seu exemplar de O Chalé de Moorland!

Veja mais obras de Elizabeth Gaskell já lançadas pela Pedrazul Editora:
Cranford
Esposas e Filhas
Margaret Hale / Norte e Sul
Lizzie Leigh (eBook)

Veja também a continuação de Norte e Sul escrita por Trudy Brasure:
Um Coração Para Milton
Um Coração Para Milton (eBook)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s